top of page

 

 

Lista homologada produtos de apoio.

Foi publicado o novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva - Decreto-Lei 54/2018 e o Decreto-Lei n.º 55/2018 que Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. No seguimento da publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, e conforme definido no seu artigo 32.º, a DGE disponibilizou o Manual de Apoio à Prática cuja finalidade é a de apoiar os profissionais na implementação do novo regime jurídico da educação inclusiva, assim como, apoiar os pais/encarregados de educação na sua colaboração com a escola.

Requisição de materiais em formatos acessíveis

Os materiais em formatos acessíveis para os alunos que frequentam os ensinos básico e secundário são fornecidos pelo Centro de Recursos da DSEEAS/DGE.

Encontra-se disponível o formulário eletrónico para requisição de manuais escolares em formatos Braille ou PDF -http://area.dge.mec.pt/espmescolares/ .

Materiais:

Manuais escolares/Livros em Braille

Manuais escolares/Livros em formato daisy

Manuais Escolares  em pdf

Figuras em relevo

Encontra-se disponível a aplicação informática para requisição online de manuais escolares em formatos acessíveis pelos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas.

Os AE/Escola devem aceder com o «utilizador (código DGEEC/Escola sede do Agrupamento, o mesmo utilizado para apreciação e adoção de manuais escolares) e respetiva «palavra -chave».

Documentação Disponível

Contactos para informações: Tel: 21 393 46 02

e-mail: centro.recursos@dge.mec.pt

EBS do Cerco do Porto distinguida com o selo Escola Amiga da Criança

O Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto aceitou o desafio e participou na 1ª edição da iniciativa “Escola Amiga da Criança”- Ideias Extraordinárias que a CONFAP, em colaboração com a editora LeYa, lançou este ano letivo e que visa reconhecer escolas com ideias e projectos inovadores. Com a nossa ideia - T de Tod@s, a EBS do Cerco foi distinguida com o Selo de Escola Amiga da Criança na categoria Formação Cívica. Esta ideia desenvolvida pelo CR TIC Porto em articulação com a Biblioteca Escolar representa o desejo do Agrupamento desenvolver atividades que promovam e desenvolvam a consciência cívica de solidariedade e respeito pela diferença levando ao envolvimento da comunidade educativa e ao reconhecimento de todos os alunos que frequentam o nosso Agrupamento de Escolas. As ações até agora desenvolvidas foram propostas para docentes e alunos e numa primeira fase foram dirigidas para grupos específicos e promovem a articulação entre docentes (ex: professores bibliotecários, de informática, de educação especial), o envolvimento de alunos e professores dos diferentes graus e níveis de ensino e a colaboração entre os profissionais envolvidos com os alunos. Envolvendo sempre outros procura-se que na escola as crianças também aprendam a viver e a conviver … Tod@s...

A Comissão de Avaliação das candidaturas foi constituída por Jorge Ascenção (Presidente da CONFAP), Eduardo Sá (Psicólogo, Professor Universitário e Escritor), Tiago Morais Sarmento (Administrador Executivo da Leya), Ariana Cosme (Professora Universitária e Coordenadora do Observatório da Vida nas Escolas), Armando Leandro (Juíz Conselheiro Jubilado), Isabel Alçada (Assessora para a Educação da Presidência da República e Ex-Ministra da Educação), Isabel Stilwell (Jornalista, Escritora e Vencedora do 1.º Prémio de jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícias”), José Matias Alves (Professor Universitário e Coordenador do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação), José Vítor Pedroso (Diretor-Geral da DGE) e Margarida Pinto Correia (Diretora de Inovação Social na Fundação EDP).

Ver lista de escolas distinguidas:

Foi publicado o calendário escolar para o ano letivo 2018/2019.

Foi aprovado em Conselho de Ministros de 24 de maio o decreto-lei que estabelece o Regime Jurídico da Educação Inclusiva, tendo o Ministério da Educação emitido um Comunicado com uma Nota à comunicação social sobre “Educação Inclusiva e Flexibilidade Curricular”.

Dia 5 de maio as docentes do CRTIC Porto participaram no "Ciclo de Sábados - Conversas com quem faz, PORTO" no desenvolvimento do tópico Cooperação e Parcerias no AE Alexandre Herculano a convite do Centro de Formação da Pró Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

bottom of page