Software Livre

Para instalar e pronto a usar...(link na imagem)

Imagem Araword

AraWord é uma aplicação de software distribuído livremente, enquadra-se no conjunto de ferramentas para AraSuite comunicação aumentativa e alternativa, que consiste num processador de texto que permite a escrita simultânea de texto e pictogramas, facilitando o elaboração de materiais e adaptação de textos para as pessoas que têm dificuldades na área da comunicação.

Imagem Preditor Eugénio

Eugénio, o génio das palavras - Versão 2 é um agente de software que funciona no ambiente Microsoft Windows para sugerir palavras que completem o texto que está a ser editado. O Eugénio analisa a vizinhança do cursor e sugere um número configurável de palavras que, na sua opinião, são mais relevantes no contexto.

Imagem Balabolka

Balabolka é uma palavra russa que pode ser traduzida como 'palrador', e também é o nome dado a esta aplicação, que consegue ler os seus textos em voz alta. O Balabolka pode ler uma grande lista de formatos: DOC, RTF, PDF, ODT, FB2 e HTML. Além disso, também pode guardar o discurso como WAV, OGG, MP3 ou OGG. Pode-se alterar a velocidade da voz e o tom, assim como a própria voz. O Balabolka inclui dois oradores padrão (homem e mulher), apesar de poder utilizar qualquer outra voz armazenada no seu computador.
Se não quiser ler um longo texto e preferir ouvi-lo, o Balabolka pode ser-lhe útil.

Sintetizador de voz em português.

Imagem Vamos Escrever

Vamos Escrever é um projeto de escrita interativa.

Imagem ClicMat

Atividades interativas de matemática.
O ClicMat é um conjunto de 32 atividades matemáticas interativas, concebidas de maneira a poderem ser utilizadas tanto em situações de sala de aula, como em pequeno grupo ou individualmente de forma autónoma.
Estas atividades são dirigidas a alunos do 1.º ao 9.º anos.

Imagem Sebran

O ABC do Sebran apresenta figuras coloridas, música agradável e jogos educativos que ensinam as crianças a ler e escrever. O programa é executado em diferentes idiomas, incluindo Português.

Existem doze tipos de exercícios diferentes, dos quais os seis mais simples oferecem quatro alternativas possíveis para resposta. Se escolher a alternativa correta, verá um sorriso; se optar pela errada, um rosto franzido negará a resposta, possibilitando uma nova tentativa. Há também um jogo matemático que introduz os números de 1 a 9. Estes são usados nos exercícios Somar, Subtrair e Multiplicar, cada um com dois níveis de dificuldade. Em Aponte a figura, uma das quatro figuras corresponde à palavra exibida; Primeira letra oferece quatro letras possíveis para que se complete uma palavra. Tem jogo de Memória, Memória de Palavra e Forca. Por último, os jogos Chuva ABC, Chuva de Letras e Chuva 1+2 auxiliam na prática da digitação, utilizando o teclado.

Imagem Minisebran

O Minisebran é um conjunto gratuito de jogos educativos para crianças entre os 2 e os 6 anos. É constituído por oito exercícios diferentes, incluindo exercícios de garatuja e jogos muito simples para conhecer os números e as letras e aprender a usar o teclado.

Imagem GCompris

O GCompris é um pacote de programas educativos, composto por uma grande quantidade de atividades para as crianças dos 2 aos 10 anos.

Aqui está a lista de categorias das atividades, com alguns exemplos:

  • descoberta do computador: teclado, rato, ecrã tátil ...

  • leitura: letras, palavras, exercícios de leitura, escrita de texto ...

  • matemática: números, operações, memorização da tabuada, contagem, imagem em espelho, ...

  • ciência: bloqueio de canais, o ciclo da água, energias renováveis ...

  • geografia: países, regiões, cultura ...

  • jogos: xadrez, memória, 4 em linha, sudoku, jogo do galo ...

  • outros: cores, formas, Braille, aprender a dizer as horas ...

De momento, o GCompris oferece cerca de 100 atividades, estando mais em desenvolvimento. O GCompris é 'software' livre, o que significa que o poderá adaptar às suas próprias necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, partilhá-lo com as crianças em todo o lado.

Imagem Mueve la mano

Mova a mão é uma aplicação interessante que permite que as crianças aprendam o uso do rato através de várias animações e jogos. Apresenta um grande número de quadros interativos, organizadas em torno de três ações principais: apontar, clicar e arrastar. Os objetos nos quadros são animados executando algumas dessas ações: um comboio que irá percorrer a linha, um carro com controlo remoto que circulará na tela, um relógio com as mãos ... Além disso, permite que a criança aprenda a relacionar sons com animais; familiarizar-se com formas, números e letras; criar faces, selecionar os elementos um a um, etc.  Mover a mão é um programa ideal para iniciar as crianças no uso do computador.

Imagem Childsplay

Childsplay é um conjunto de jogos educativos onde as crianças poderão aprender através de diferentes atividades. Este aplicativo é um projeto open source que envolve diferentes programadores do mundo todo.
Os criadores sugerem que o jogo seja recomendado para crianças de três a sete anos.
Os jogos incluídos neste aplicativo são interessantes e diversificados: 
- Soletre palavras de acordo com os desenhos apresentados na tela. 
- O tradicional 'Pacman' cujo objetivo são as letras.
- Jogos de memória visual e auditiva.
- Matemática simples, como contar o número de balões que aparecem na tela, e muito mais.

Imagem GeoGebra

Geogebra é uma calculadora gráfica para geometria, álgebra, cálculo, estatística e matemática 3D.
 

Imagem teclado virtual

O Teclado Virtual Grátis funciona em qualquer versão do Windows. Este teclado virtual apresenta teclas grandes, que facilitam a digitação. Além disso permite alterar o tamanho, a cor e a transparência do teclado. A função de repetição automática (repetição de um mesmo caratere ao pressionar uma tecla continuamente) é habilitada por padrão. Todas as teclas importantes repetem-se automaticamente quando pressionadas continuamente.

O Teclado Virtual Grátis é um aplicativo totalmente portátil, o que significa que se pode guardar num dispositivo USB e executá-lo diretamente desse dispositivo. 

Imagem NVDA

NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de ecrã, livre e de código aberto, para o sistema operativo Microsoft Windows. As informações do programa são fornecidas através de voz sintética e/ou Braille e permitem, às pessoas com deficiência visual aceder ao computador, que está a executar o Windows. O NVDA é desenvolvido pela NV Access com contribuições da comunidade.

O NVDA pode ser executado em computadores com o sistema Windows XP ou superior, e está traduzido tanto para o português de Portugal e do Brasil, como para mais de 40 outros idiomas.

Leitor de ecrã NVDA.

Voz portuguesa da Joana para leitor de ecrã NVDA. A ativação é feita através de uma pen

USB e pode ser usada em qualquer computador com o sistema Windows.

Imagem site Freeware

Lista de alguns ampliadores de ecrã grátis para PC com Windows. Permitem ampliar qualquer área do ecrã com facilidade. Estes softwares de ampliação oferecem vários recursos, como: aumentar ou diminuir o zoom, ativar por qualquer tecla de atalho, captura de ecrã, ampliar até 1x a 20x. Alguns não requerem instalação e podem ser executados a partir de uma unidade USB.